domingo, 31 de julho de 2011

PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA "COMUNICAÇÃO & EXPRESSÃ0"


PROGRAMA DE DISCIPLINA

Curso: ENGENHARIA CIVIL

Disciplina: Comunicação e Expressão
Professor: Rubenilson Pereira de Araujo
Carga Horária: 54 h.
Período:
Semestre:
Ano: 2011





1. Ementa da Disciplina


Leitura, criação de vínculos leitor/texto, através do conhecimento veiculado pelo texto escrito. Interpretação. O diálogo oralidade/escrita. Da fala para a escrita – atividades de retextualização. Produção escrita: parágrafo, resumo e paráfrase.


2. Contextualização/Justificativa da Importância da Disciplina Para a Formação do Acadêmico


· Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos nos gêneros acadêmicos;
· Reconhecer e se apropriar da estrutura de textos científicos como base para fundamentação teórica no curso acadêmico;
· Empregar os mecanismos linguísticos adequados para a produção de textos acadêmicos;
· Reconhecer as dimensões de poder, ideologia e valores socioculturais na linguagem discursiva.


3. Programa


1. Apresentação do Programa, compreendendo a proposta de trabalho da disciplina;
2. Reflexão sobre o ato da comunicação, mediado por palavras que veiculam ideologia e poder;
3. Comunicação e Expressão nas modalidades oral e escrita;
4. Comunicação e Expressão – A nossa Língua Portuguesa;
5. Comunicação e Expressão – Gêneros Textuais e Hipertexto;
6. Comunicação e Expressão Escrita – Particularidades lexicais e gramaticais (novas regras ortográficas);
7. Comunicação e Expressão escrita – Carta de apresentação acadêmica;
8. Comunicação e Expressão Oral – Argumentação e Contra argumentação (Leitura extraclasse do livro: “A arte de argumentar – gerenciando razão e emoção”, de Antônio Suarez Abreu); 
9. O que é leitura? – Atividades de produção, expressão e representação (“O mito da caverna” – Platão);
10. Comunicação e Expressão Oral: Seminário acadêmico (envolvendo temáticas pertinentes às áreas de Comunicação e de Engenharia Civil);
11. Comunicação e Expressão Oral: Leitura e compreensão (Leitura extraclasse do livro: “Ler e Dizer – compreensão e comunicação do texto escrito”, de Elie Bajard);
12. Uma visão geral sobre os meios de comunicação de massa: Rádio, Jornal Impresso, audiovisual e interativo;
13. Coesão e Coerência em tipos de texto e sequencias textual – descrição, narração e dissertação.

4.                    Metodologia/Cronograma de Aulas

Data
Título da Aula
Metodologia

Objetivo
03 de agosto
Apresentação do Programa
Expositiva/ Dialogada / Dinâmica de grupo

Conhecer a ementa da disciplina e a proposta de trabalho baseada no diário eletrônico do blog da turma intitulado “Engenharia's portfólio”, disponibilizado no seguinte endereço: http://engenhariaitpac20112.blogspot.com

10 de fevereiro
Reflexão sobre o ato da comunicação, mediado por palavras.
Expositiva / Dialogada mediante textos reflexivos
Compreender o ato da comunicação como inerente ao ser humano e a necessidade desta mediante o uso da fala entendida como diálogo
17 de agosto
Comunicação e Expressão nas modalidades oral e escrita
Expositiva/ dialogada em PowerPoint
Identificar os recursos expressivos nas comunicações oral e escrita

24 de agosto
Comunicação e Expressão – A nossa Língua Portuguesa
Exibição de vídeos, música e textos reflexivos.
Reconhecer as peculiaridades de nosso idioma e o seu caráter discursivo.
31 de agosto
Comunicação e Expressão – Gêneros Textuais e Hipertexto
Expositiva/ dialogada em PowerPoint
Adequar o gênero ao contexto comunicativo e utilizar favoravelmente os recursos das tecnologias da informação e comunicação 
14 de setembro
Comunicação e Expressão Escrita – Particularidades lexicais e gramaticais (novas regras ortográficas);
Expositiva/ dialogada em PowerPoint
Conhecer e utilizar adequadamente as novas regras do acordo ortográfico do idioma português.
21 de setembro
Revisão de conteúdos e Avaliação escrita – N-1
Avaliação escrita individual
Identificar as aprendizagens obtidas
28 de setembro
Comunicação e Expressão escrita – Carta de apresentação acadêmica
Produção oral e escrita
Desenvolver habilidades oral e escrita, compreendendo as especificidades acadêmicas do gênero
19 de outubro
Comunicação e Expressão Oral – Argumentação e Contra argumentação
Leitura extraclasse e socialização em classe do livro: “A arte de argumentar – gerenciando razão e emoção”, de Antônio Suarez Abreu
Identificar na leitura extraclasse do livro “A arte de argumentar” as características da argumentação e contra argumentação
26 de outubro
O que é leitura?
Atividades de produção, expressão e representação (“O mito da caverna” - Platão – arquivos em PowerPoint e filme ilustrativo).
Conceber a leitura como ferramenta indispensável para o desenvolvimento sócio cognitivo-acadêmico
09 de novembro
Comunicação e Expressão Oral: Seminário acadêmico
Apresentação com simulação de seminários acadêmicos com temáticas pertinentes às áreas de comunicação e engenharia civil
Desenvolver a linguagem e expressão oral coerentemente ao meio acadêmico
16 de novembro
Comunicação e Expressão Oral: Leitura e compreensão
Atividades em grupo de socialização de leituras extraclasse do livro: “Ler e Dizer – compreensão e comunicação do texto escrito”, de Elie Bajard 
Identificar no texto escrito as informações necessárias para compreensão e expressão de ideias
23 de novembro
Meios de comunicação de massa: Rádio, Jornal Impresso, audiovisual (Televisão) e interativo (internet)
Uso do Laboratório de Informática
Reconhecer as particularidades dos meios de comunicação de massa e sua contribuição para o meio sociocultural
30 de novembro
Coesão e Coerência em tipos de texto e sequencias textual – descrição, narração e dissertação.
Aula expositiva / dialogada
Identificar em textos diversificados mecanismos de coesão e coerência



Verificar a aprendizagem obtida ao longo do curso
Data a combinar
Avaliação Escrita N-2
Avaliação individual






5. Avaliação

· Avaliação contínua: Atividades desenvolvidas extraclasse e na sala de aula com participação individual e coletiva dos acadêmicos na seguinte proposição:
1 – Produção escrita individual: Carta de apresentação pessoal/profissional (valor: 1,0 ponto);
2 – Avaliação Escrita N-1 individual (valor: 2,0);
3 – Avaliação Oral em grupo na socialização da leitura do livro: “A arte de argumentar – gerenciando razão e emoção”, de Antônio Suarez Abreu.  (valor: 2,0);
4 – Avaliação em duplas da leitura do livro: “Ler e Dizer – compreensão e comunicação do texto escrito”, de Elie Bajard  (valor: 2,0);
5 – Participação no acesso e alimentação do blog da turma (diário eletrônico); (valor: 1,0);
6 – Avaliação Escrita N-2 individual (valor: 2,0)
· Segunda chamada: será realizada, conforme calendário acadêmico, no horário normal das aulas, envolvendo o conteúdo trabalhado no bimestre.
· Exame Especial: será realizado entre os dias 13,14 e 15 de dezembro com horários determinados pela coordenação.

6. Bibliografia Básica

CITELLI, Adilson.  Linguagem e persuasão. 6. ed. São Paulo, Ática, 1991. (Série Princípios, n. 17)
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo, Martins Fonter, 2001
GUIMARÃES, Eduardo.  Texto e argumentação. Campinas, Pontes, 2003.
GUIMARÃES, Elisa.  A articulação do texto. São Paulo, Ática. 2000. (Série Princípios, n. 182)
KOCH, Ingedore G. B.. A coerência textual.  São Paulo, Contexto, 1990.
VALENÇA, Ana. Roteiro de redação: lendo e argumentando / Ana Valença, Denise Porto Cardoso, Sônia Maria Machado: coord. Antonio Carlos Viana.  – São Paulo, scipione, 1998.

7. Bibliografia Complementar


ABREU, A . S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. São Paulo: Ateliê editorial, 2000.
BAJARD, Elie. Ler e dizer – compreensão e comunicação do texto escrito. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
GARCIA, O . M. Comunicação em prosa moderna. 2ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973
MATTOSO CAMARA, Jr. Manual de expressão oral e escrita. 4ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1975
PLATÃO & FIORINI. Para entender o texto. São Paulo, Ática, 2006.

Obs.: As obras acima constituem a fonte para a fundamentação teórica do conteúdo programático da disciplina Comunicação e Expressão. Como apoio para o desenvolvimento de trabalhos e análise de modelos, são usados textos ou fragmentos de textos extraídos de anais eletrônicos, jornais, revistas e livros, cuja temática se refere às diferentes áreas do conhecimento, com ênfase à área das engenharias.

Porto Nacional - TO, 29 de julho de 2011.


__________________________________

Prof. Msc. Rubenilson Pereira de Araujo



__________________________________
Albano Dias Pereira Filho
Coordenador do Curso de Engenharia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...