PROGRAMA DE DISCIPLINA
Curso: ENGENHARIA CIVIL | ||
Disciplina: Comunicação e Expressão | Professor: Rubenilson Pereira de Araujo | |
Carga Horária: 54 h. | Período: 1º | |
Semestre: 2º | Ano: 2011 | |
1. Ementa da Disciplina |
Leitura, criação de vínculos leitor/texto, através do conhecimento veiculado pelo texto escrito. Interpretação. O diálogo oralidade/escrita. Da fala para a escrita – atividades de retextualização. Produção escrita: parágrafo, resumo e paráfrase.
2. Contextualização/Justificativa da Importância da Disciplina Para a Formação do Acadêmico |
· Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos nos gêneros acadêmicos;
· Reconhecer e se apropriar da estrutura de textos científicos como base para fundamentação teórica no curso acadêmico;
· Empregar os mecanismos linguísticos adequados para a produção de textos acadêmicos;
· Reconhecer as dimensões de poder, ideologia e valores socioculturais na linguagem discursiva.
3. Programa |
1. Apresentação do Programa, compreendendo a proposta de trabalho da disciplina;
2. Reflexão sobre o ato da comunicação, mediado por palavras que veiculam ideologia e poder;
3. Comunicação e Expressão nas modalidades oral e escrita;
4. Comunicação e Expressão – A nossa Língua Portuguesa;
5. Comunicação e Expressão – Gêneros Textuais e Hipertexto;
6. Comunicação e Expressão Escrita – Particularidades lexicais e gramaticais (novas regras ortográficas);
7. Comunicação e Expressão escrita – Carta de apresentação acadêmica;
8. Comunicação e Expressão Oral – Argumentação e Contra argumentação (Leitura extraclasse do livro: “A arte de argumentar – gerenciando razão e emoção”, de Antônio Suarez Abreu);
9. O que é leitura? – Atividades de produção, expressão e representação (“O mito da caverna” – Platão);
10. Comunicação e Expressão Oral: Seminário acadêmico (envolvendo temáticas pertinentes às áreas de Comunicação e de Engenharia Civil);
11. Comunicação e Expressão Oral: Leitura e compreensão (Leitura extraclasse do livro: “Ler e Dizer – compreensão e comunicação do texto escrito”, de Elie Bajard);
12. Uma visão geral sobre os meios de comunicação de massa: Rádio, Jornal Impresso, audiovisual e interativo;
13. Coesão e Coerência em tipos de texto e sequencias textual – descrição, narração e dissertação.
4. Metodologia/Cronograma de Aulas
Data | Título da Aula | Metodologia | Objetivo |
03 de agosto | Apresentação do Programa | Expositiva/ Dialogada / Dinâmica de grupo | Conhecer a ementa da disciplina e a proposta de trabalho baseada no diário eletrônico do blog da turma intitulado “Engenharia's portfólio”, disponibilizado no seguinte endereço: http://engenhariaitpac20112.blogspot.com |
10 de fevereiro | Reflexão sobre o ato da comunicação, mediado por palavras. | Expositiva / Dialogada mediante textos reflexivos | Compreender o ato da comunicação como inerente ao ser humano e a necessidade desta mediante o uso da fala entendida como diálogo |
17 de agosto | Comunicação e Expressão nas modalidades oral e escrita | Expositiva/ dialogada em PowerPoint | Identificar os recursos expressivos nas comunicações oral e escrita |
24 de agosto | Comunicação e Expressão – A nossa Língua Portuguesa | Exibição de vídeos, música e textos reflexivos. | Reconhecer as peculiaridades de nosso idioma e o seu caráter discursivo. |
31 de agosto | Comunicação e Expressão – Gêneros Textuais e Hipertexto | Expositiva/ dialogada em PowerPoint | Adequar o gênero ao contexto comunicativo e utilizar favoravelmente os recursos das tecnologias da informação e comunicação |
14 de setembro | Comunicação e Expressão Escrita – Particularidades lexicais e gramaticais (novas regras ortográficas); | Expositiva/ dialogada em PowerPoint | Conhecer e utilizar adequadamente as novas regras do acordo ortográfico do idioma português. |
21 de setembro | Revisão de conteúdos e Avaliação escrita – N-1 | Avaliação escrita individual | Identificar as aprendizagens obtidas |
28 de setembro | Comunicação e Expressão escrita – Carta de apresentação acadêmica | Produção oral e escrita | Desenvolver habilidades oral e escrita, compreendendo as especificidades acadêmicas do gênero |
19 de outubro | Comunicação e Expressão Oral – Argumentação e Contra argumentação | Leitura extraclasse e socialização em classe do livro: “A arte de argumentar – gerenciando razão e emoção”, de Antônio Suarez Abreu | Identificar na leitura extraclasse do livro “A arte de argumentar” as características da argumentação e contra argumentação |
26 de outubro | O que é leitura? | Atividades de produção, expressão e representação (“O mito da caverna” - Platão – arquivos em PowerPoint e filme ilustrativo). | Conceber a leitura como ferramenta indispensável para o desenvolvimento sócio cognitivo-acadêmico |
09 de novembro | Comunicação e Expressão Oral: Seminário acadêmico | Apresentação com simulação de seminários acadêmicos com temáticas pertinentes às áreas de comunicação e engenharia civil | Desenvolver a linguagem e expressão oral coerentemente ao meio acadêmico |
16 de novembro | Comunicação e Expressão Oral: Leitura e compreensão | Atividades em grupo de socialização de leituras extraclasse do livro: “Ler e Dizer – compreensão e comunicação do texto escrito”, de Elie Bajard | Identificar no texto escrito as informações necessárias para compreensão e expressão de ideias |
23 de novembro | Meios de comunicação de massa: Rádio, Jornal Impresso, audiovisual (Televisão) e interativo (internet) | Uso do Laboratório de Informática | Reconhecer as particularidades dos meios de comunicação de massa e sua contribuição para o meio sociocultural |
30 de novembro | Coesão e Coerência em tipos de texto e sequencias textual – descrição, narração e dissertação. | Aula expositiva / dialogada | Identificar em textos diversificados mecanismos de coesão e coerência |
Verificar a aprendizagem obtida ao longo do curso | |||
Data a combinar | Avaliação Escrita N-2 | Avaliação individual | |
5. Avaliação
· Avaliação contínua: Atividades desenvolvidas extraclasse e na sala de aula com participação individual e coletiva dos acadêmicos na seguinte proposição:
1 – Produção escrita individual: Carta de apresentação pessoal/profissional (valor: 1,0 ponto);
2 – Avaliação Escrita N-1 individual (valor: 2,0);
3 – Avaliação Oral em grupo na socialização da leitura do livro: “A arte de argumentar – gerenciando razão e emoção”, de Antônio Suarez Abreu. (valor: 2,0);
4 – Avaliação em duplas da leitura do livro: “Ler e Dizer – compreensão e comunicação do texto escrito”, de Elie Bajard (valor: 2,0);
5 – Participação no acesso e alimentação do blog da turma (diário eletrônico); (valor: 1,0);
6 – Avaliação Escrita N-2 individual (valor: 2,0)
· Segunda chamada: será realizada, conforme calendário acadêmico, no horário normal das aulas, envolvendo o conteúdo trabalhado no bimestre.
· Exame Especial: será realizado entre os dias 13,14 e 15 de dezembro com horários determinados pela coordenação.
6. Bibliografia Básica
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 6. ed. São Paulo, Ática, 1991. (Série Princípios, n. 17)
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo, Martins Fonter, 2001
GUIMARÃES, Eduardo. Texto e argumentação. Campinas, Pontes, 2003.
GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. São Paulo, Ática. 2000. (Série Princípios, n. 182)
KOCH, Ingedore G. B.. A coerência textual. São Paulo, Contexto, 1990.
VALENÇA, Ana. Roteiro de redação: lendo e argumentando / Ana Valença, Denise Porto Cardoso, Sônia Maria Machado: coord. Antonio Carlos Viana. – São Paulo, scipione, 1998.
7. Bibliografia Complementar
ABREU, A . S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. São Paulo: Ateliê editorial, 2000.
BAJARD, Elie. Ler e dizer – compreensão e comunicação do texto escrito. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
GARCIA, O . M. Comunicação em prosa moderna. 2ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973
MATTOSO CAMARA, Jr. Manual de expressão oral e escrita. 4ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1975
PLATÃO & FIORINI. Para entender o texto. São Paulo, Ática, 2006.
Obs.: As obras acima constituem a fonte para a fundamentação teórica do conteúdo programático da disciplina Comunicação e Expressão. Como apoio para o desenvolvimento de trabalhos e análise de modelos, são usados textos ou fragmentos de textos extraídos de anais eletrônicos, jornais, revistas e livros, cuja temática se refere às diferentes áreas do conhecimento, com ênfase à área das engenharias.
Porto Nacional - TO, 29 de julho de 2011.
__________________________________
Prof. Msc. Rubenilson Pereira de Araujo
__________________________________
Albano Dias Pereira Filho
Coordenador do Curso de Engenharia Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário