O que é comunicar?
O que é Comunicação visual?
Comunicar é informar, transmitir uma mensagem. Comunicação Visual é transmitir essa mesma mensagem mas através da imagem.
Comunicação é o meio fundamental de ligação entre as pessoas. Por exemplo para conseguirmos saber o que se passa no mundo, podemos ler jornais, ver televisão ir ao cinema ou ligar à Internet. Mas para que haja comunicação e esta se estabeleça tem de haver sempre um emissor o meio de comunicação o meio de comunicação que é o canal ( que leva a mensagem) e um ou vários receptores.
À nossa volta há toda uma infinidade de imagens que comunicam, tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo transmitindo-nos uma informação, mas o importante é estar-mos disponíveis para sermos capazes de receber e entender essa mensagem.
Sabe-se que o Homem comunicou desde sempre das mais variadas maneiras, através da fala, da escrita, da expressão corporal, dos sons, dos SINAIS VISUAIS. Daí podermos falar na comunicação verbal e não verbal. A linguagem é um dos códigos da comunicação verbal mais eficazes, mas não tem um caracter universal, pois cada povo tem a sua própria língua. No entanto determinadas representações gráficas interpretadas e compreendidas de igual forma pelos diferentes povos, temos como exemplo os sinais de trânsito. Isto é um exemplo de comunicação não verbal e estamos perante a comunicação visual. Já na Pré-História esta surge na pintura rupestre e nas estatuetas trabalhadas em osso, argila ou pedra, representando os animais que o Homem queria caçar, assim como desenhar o animal o ia ajudar na caçada.
A Comunicação Visual abrange campos muito diferentes como a pintura, o desenho, a fotografia, o cinema, a televisão e a internet, mas cada qual com as suas regras próprias, podemos concluir que a imagem é uma grande forma de comunicação.
Com a Comunicação Visual nós transmitimos ou comunicamos o nosso pensamento através de uma linguagem gráfica a que se dá o nome de signos visuais, que são os instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir a sua mensagem. Tudo isto é aplicado nos diferentes meios de Comunicação Visual que nós conhecemos e trabalhamos com os nossos alunos, são exemplo disso o Cartaz, cujas suas funções são a informativa e a apelativa. Muito antes da descoberta da imprensa os cartazes manuscritos e depois em 1480 (sec. XV) surge o cartaz impresso, sendo no Sec.XIX que se dá o seu maior desenvolvimento com o resultado dos novos processos de impressão. Passou de ser apenas para «anunciar» produtos comerciais e industriais, passando a ser utilizado como meio de divulgação cultural e de assuntos de caracter Social e Político.
Na elaboração de um Cartaz existem um conjunto de regras que se têm de ter em conta, sintetizando, um bom cartaz deve atrair o olhar do observador e imediatamente, transmitir-lhe a ideia desenhada através de uma relação perfeita entre o texto e a imagem, daí que esta deve ser sugestiva e o texto curto e claro.
A Banda Desenhada como meio de Comunicação Visual é muito importante na transmissão de ideias, sentimentos ou informações recorrendo simultaneamente à imagem e à palavra. Este é um meio visual a que podemos recorrer para contar uma História sem ser preciso a T.V. ou o cinema. Fazendo um pouco de História podemos encontrar as suas origens nas pinturas que o Homem primitivo fazia nas paredes das cavernas, cuja função era narrativa, ao longo dos séculos vários processos de representação continuaram a assegurar esta função . Para entendermos este meio de comunicação temos que ter um conhecimento da sua «gramática», regras, onde são utilizadas imagens e símbolos que substituem apalavra ou seja o texto. Desde o balão, prancha, vinheta à tira, toda a organização da História é feita em «quadradinhos».
Para além destes meios de comunicação e com o decorrer do tempo as novas tecnologias como o computador / internet, invadem este campo da Comunicação Visual tendo-o vindo revolucionar. Tudo o que até aqui dependia exclusivamente da criatividade do aluno e da sua sensibilidade, na tentativa da resolução dos seus problemas dando resposta às suas próprias dúvidas. Estes meios são utilizados para se encontrarem essas respostas «feitas», em vez de se tornar apenas um suporte para o aluno onde a interactividade funcione.
Concluo com o célebre provérbio Chinês, «Uma imagem vale mais do que mil palavras».
A professora de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica
Nenhum comentário:
Postar um comentário