Estudantes norte-americanos criaram um carro elétrico superleve a partir de um fórmula de competição de 1999. O projeto é fruto de um programa educacional para alunos que estão mal na escola. Os estudantes se encontram duas vezes por semana e aprendem sobre design de automóveis, computação e engenharia.
O veículo precisa de recarga a cada 160 quilômetros, e uma das intenções dos estudantes é chamar atenção para a falta de uma cadeia de abastecimento de energia para veículos elétricos no país. (Foto: Reprodução)
O objetivo é desenvolver um carro que possa ser homologado para rodar nas ruas e capaz de percorrer os 3,800 quilômetros que separam Jacksonville na Flórida de San Diego na Califórnia – praticamente equivale a cruzar de leste a oeste os Estados Unidos.
O veículo precisa de recarga a cada 160 quilômetros, e uma das intenções dos estudantes com a viagem é chamar atenção para a falta de uma cadeia de abastecimento de energia para veículos elétricos no país. Para recarregar o carro na longa viagem, um caminhão com um gerador o acompanhará na estrada.
Os estudantes instalaram seus próprios freios no protótipo, fizeram as modificações do chassis que dão suporte à carenagem do carro. O modelo é alimentado por baterias de íons de lítio que servem até 96 volts. Steve Rees, diretor do programa, relativiza a experiência: “não estamos fazendo nada demais, estamos apenas educando crianças”.
O programa está dando resultados. Além do desenvolvimento contínuo do modelo deste ano, a turma anterior construiu um carro que chegou a ser utilizado em testes da Bridgestone, uma das grandes fabricantes de pneus do mundo. Atualmente, os veteranos do projeto aprendem modelagem em 3D. E os quatro que já deixaram o programa estão empregados no mercado ou estão na escola com notas bem melhores e uma visão completamente diferente do futuro.
Link: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2011/11/estudantes-norte-americanos-desenvolvem-carro-eletrico-futurista.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário