quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Divisão de tópicos do livro "A arte de argumentar" para apresentação do Seminário Oral em 14 de setembro:

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PROFESSOR: RUBENILSON ARAUJO
PERÍODO/CURSO: 1º ENGENHARIA CIVIL 2011/2

14 de setembro - Seminário de socialização de leituras

Leitura do livro: A arte de argumentar: Gerenciando Razão e Emoção, Antônio Suarez Abreu – 8. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2005

1. Por que aprender a argumentar?p. 9 
  1. Expansão da sociedade (atriz francesa Sarah Bernhard);
  2. Julgamento crítico da opinião pública (Elvis Presley e a princesa Diana);
  3. O que é argumentar no senso comum?
Acadêmico/as:
Renê Augusto;
Gedeon Aires;
Gabriel Renato Berwig.

2. Gerenciando Informação, p. 11 

  1. Gerenciamento da informação (exemplo USA) quais as capacidades?
  2. Metáfora com a construção de um edifício
  3. Exemplo de Imelda Marcos (a primeira dama das Filipinas)
  4. Alinhamento de pontos de vista e manipulação
Acadêmico/as:

Luana Alves;
Geovanny da Silva;
Gabriel Guidolin.

3. Gerenciando Relação, p. 17
  1. Metáfora da távola redonda
  2. Relação de poder - “Minha mente é também a fonte do poder do outro. Para que eu me liberte, preciso primeiro libertar minha mente” (p. 21).
  3. Tradição imposta pela Igreja durante a Idade Média em relação à sexualidade.
Acadêmico/as:

Álisson Pereira;
Ghalwony Camargo;
Frederico Paranhos;

4. Argumentar, convencer e persuadir, p. 25 

  1. Definições.
  2. Exemplos: filho x tarefas escolares; fumante; cartomante ou curandeiro.
Acadêmico/as:

Wiry Ribeiro;
Gisele Alves Paiva;
Flavia Deyane;

5. Um pouco de História, p. 27 
  1. “[...] o verdadeiro sábio é aquele capaz de julgar as coisas segundo as circunstâncias em que elas se inserem e não aquele que pretende expressar verdades absolutas” (p. 28)
  2. Elogio a Helena;
  3. “Tudo aquilo que pensamos e fazemos é fruto dos discursos que nos constroem, enquanto seres psicossociais” (p. 30)
Acadêmico/as:

Willian Mateus;
Héllen Cristina;
Fernanda Santos.

6. Condições da Argumentação, p. 36 

  1. Tese x problema;
  2. Linguagem comum com o auditório;
  3. Contato positivo com o auditório;
  4. Agir de forma ética.
Acadêmico/as:

Vinicius Rodrigues;
Irson Rodrigues;
Eduardo Carvalho.

7. O Auditório, p. 41 
  1. Interlocutor x auditório;
  2. Auditório universal e auditório particular.
Acadêmico/as:

Tulio Farias;
Jhonath Wadson;
Denycleib Chagas.

8. Convencendo as Pessoas, p. 44 
  1. Tese de adesão inicial fundamentada em fatos ou presunções;
Acadêmico/as:

Thiago Vinicius;
José Luiz Caldeira Sena;
Davi de Souza.

9. As técnicas argumentativas, p. 48 
  1. Argumentos quase lógicos - compatibilidade e incompatibilidade: Regra de justiça; Retorsão;
  2. Argumento do ridículo; Argumento de definição – lógicas, expressivas, normativas, etimológicas;
  3. Argumentos fundamentados na estrutura do real: argumento pragmático, prevenção, argumento do desperdício, argumentação pelo exemplo, argumentação pelo modelo ou pelo anti-modelo, argumentação pela analogia.
Acadêmico/as:

Stéfanny Rainny;
Júnio Costa e Silva;
Carmen Célia.

10. Dando visibilidade aos argumentos – Os recursos de Presença, p. 67
  1. Recurso de presença – exemplos.
Acadêmico/as:

Sócrates Leite;
Kaique Ferreira Arrais;
Carlos Pereira Matos.

11. Persuadindo as Pessoas, p. 71
  1. O que o outro tem a ganhar?
Acadêmico/as:

Romulo Bonfim;
Kervelly de Souza Silva;
Carlos Augusto N. de Sousa.

12. Emoções e Valores, p. 73
  1. Inteligência emocional – emoções eufóricas e disfóricas;
Acadêmico/as:

Richard Lorran;
Keyllane Burgaque;
• Brian Rosal;

13. As hierarquias de valores, p. 77
  1. “não se deve falar em corda na casa de um enforcado”.
Acadêmico/as:

Rhaysa Ravenna;
Leandro Lemes Passos;
Asafe Emanuel.

14. Alterando a Hierarquia de valores – Os lugares da argumentação, p. 81
  1. Lugares da argumentação: lugar da quantidade, da qualidade, de ordem, de essência, de pessoa e do existente
Acadêmico/as:

Paulo Augusto R. Lustosa;
Leivas M. de Oliveira;
Armando Batista.

15. Afinal de contas, o que é argumentar?, p. 93
  1. Exemplo do vendedor de carros
  2. Alusão à educação
Acadêmico/as:

• Pablo Venicius;
• Leonardo Nilo;
• Amadeu Antonio.

16. Aprendendo a ‘desenhar’ e a ‘pintar’ com as palavras, p. 99
  1. Palavras e representação
Acadêmico/as:


Náyra Raphaella;
Leoni C. da Luz Junior;
All Uansser Júnio.

17. Figuras retóricas, p. 104  

Acadêmico/as:

• Matheus R. da Cunha Araújo;
Lívia Benvindo;
• Alfredo Júnio.

18. Figuras de som, p. 107 
  1. Paronomásia
Acadêmico/as:

• Mariana Peres;
• Lourival Neto;

19. Figuras de palavra, p. 110 
  1. Metonímia;
  2. Metáfora;
  3. Metáfora de restauração: metáfora médica; metáfora de roubo, metáfora de conserto, metáfora de limpeza,
  4. Metáfora de percurso: metáfora de percurso em terra, metáfora de percurso no mar, metáfora de cativeiro, metáfora de percurso no ar,
  5. Metáforas de unificação: metáfora de parentesco, metáfora pastoral, metáfora esportiva,
  6. Metáforas criativas: metáfora de construção, metáfora de tecelagem, metáfora de composição musical, metáfora de lavrador,
  7. Metáforas naturais
Acadêmico/as:

• Manoel Guilherme;
• Luan Torres.

20. Figuras de construção, p. 125
  1. Pleonasmo
  2. Hipálage;
  3. Anáfora;
  4. Epístrofe;
  5. Concatenação;
Acadêmico/as:

• Luma Rebecca;
• Ludiely Cathariny.

21. Figuras de Pensamento, p. 130
  1. Antítese;
  2. Paradoxo;
  3. Alusão;
Acadêmico/as:

• Luiz Paulo B. Santiago;
Luis Henrique C. P. Cunha;

22. Conclusão, p. 135


Acadêmico/as:


• Luiz Henrique G. Munhoz;
• Luiz Fernando P. de Macedo;

Obs: Cada dupla e/ou trio terá no  máximo de 10 a 15 minutos para exposição e logo depois, individualmente, responderá às perguntas direcionadas. A metodologia da exposição  (incluindo recursos áudiovisuais, dinâmicas de grupo ou exemplificações práticas) fica a critério da dupla e/ou trio. A avaliação será atribuída mediante à performance e/ou desempenho individual de cada acadêmico(a).

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