DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PROFESSOR: RUBENILSON ARAUJO
PERÍODO/CURSO: 1º ENGENHARIA CIVIL 2011/2
14 de setembro - Seminário de socialização de leituras
Leitura do livro: A arte de argumentar: Gerenciando Razão e Emoção, Antônio Suarez Abreu – 8. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2005
- Expansão da sociedade (atriz francesa Sarah Bernhard);
- Julgamento crítico da opinião pública (Elvis Presley e a princesa Diana);
- O que é argumentar no senso comum?
• Renê Augusto;
• Gedeon Aires;
• Gabriel Renato Berwig.
2. Gerenciando Informação, p. 11
- Gerenciamento da informação (exemplo USA) quais as capacidades?
- Metáfora com a construção de um edifício
- Exemplo de Imelda Marcos (a primeira dama das Filipinas)
- Alinhamento de pontos de vista e manipulação
• Luana Alves;
• Geovanny da Silva;
• Gabriel Guidolin.
3. Gerenciando Relação, p. 17
- Metáfora da távola redonda
- Relação de poder - “Minha mente é também a fonte do poder do outro. Para que eu me liberte, preciso primeiro libertar minha mente” (p. 21).
- Tradição imposta pela Igreja durante a Idade Média em relação à sexualidade.
• Álisson Pereira;
• Ghalwony Camargo;
• Frederico Paranhos;
4. Argumentar, convencer e persuadir, p. 25
- Definições.
- Exemplos: filho x tarefas escolares; fumante; cartomante ou curandeiro.
• Wiry Ribeiro;
• Gisele Alves Paiva;
• Flavia Deyane;
5. Um pouco de História, p. 27
- “[...] o verdadeiro sábio é aquele capaz de julgar as coisas segundo as circunstâncias em que elas se inserem e não aquele que pretende expressar verdades absolutas” (p. 28)
- Elogio a Helena;
- “Tudo aquilo que pensamos e fazemos é fruto dos discursos que nos constroem, enquanto seres psicossociais” (p. 30)
• Willian Mateus;
• Héllen Cristina;
• Fernanda Santos.
6. Condições da Argumentação, p. 36
- Tese x problema;
- Linguagem comum com o auditório;
- Contato positivo com o auditório;
- Agir de forma ética.
• Vinicius Rodrigues;
• Irson Rodrigues;
• Eduardo Carvalho.
7. O Auditório, p. 41
- Interlocutor x auditório;
- Auditório universal e auditório particular.
• Tulio Farias;
• Jhonath Wadson;
• Denycleib Chagas.
8. Convencendo as Pessoas, p. 44
- Tese de adesão inicial fundamentada em fatos ou presunções;
• Thiago Vinicius;
• José Luiz Caldeira Sena;
• Davi de Souza.
9. As técnicas argumentativas, p. 48
- Argumentos quase lógicos - compatibilidade e incompatibilidade: Regra de justiça; Retorsão;
- Argumento do ridículo; Argumento de definição – lógicas, expressivas, normativas, etimológicas;
- Argumentos fundamentados na estrutura do real: argumento pragmático, prevenção, argumento do desperdício, argumentação pelo exemplo, argumentação pelo modelo ou pelo anti-modelo, argumentação pela analogia.
• Stéfanny Rainny;
• Júnio Costa e Silva;
• Carmen Célia.
10. Dando visibilidade aos argumentos – Os recursos de Presença, p. 67
- Recurso de presença – exemplos.
• Sócrates Leite;
• Kaique Ferreira Arrais;
• Carlos Pereira Matos.
11. Persuadindo as Pessoas, p. 71
- O que o outro tem a ganhar?
• Romulo Bonfim;
• Kervelly de Souza Silva;
• Carlos Augusto N. de Sousa.
12. Emoções e Valores, p. 73
- Inteligência emocional – emoções eufóricas e disfóricas;
• Richard Lorran;
• Keyllane Burgaque;
• Brian Rosal;
13. As hierarquias de valores, p. 77
- “não se deve falar em corda na casa de um enforcado”.
• Rhaysa Ravenna;
• Leandro Lemes Passos;
• Asafe Emanuel.
14. Alterando a Hierarquia de valores – Os lugares da argumentação, p. 81
- Lugares da argumentação: lugar da quantidade, da qualidade, de ordem, de essência, de pessoa e do existente
• Paulo Augusto R. Lustosa;
• Leivas M. de Oliveira;
• Armando Batista.
15. Afinal de contas, o que é argumentar?, p. 93
- Exemplo do vendedor de carros
- Alusão à educação
• Pablo Venicius;
• Leonardo Nilo;
• Amadeu Antonio.
16. Aprendendo a ‘desenhar’ e a ‘pintar’ com as palavras, p. 99
- Palavras e representação
• Náyra Raphaella;
• Leoni C. da Luz Junior;
• All Uansser Júnio.
17. Figuras retóricas, p. 104
Acadêmico/as:
• Matheus R. da Cunha Araújo;
• Lívia Benvindo;
• Alfredo Júnio.
18. Figuras de som, p. 107
- Paronomásia
• Mariana Peres;
• Lourival Neto;
19. Figuras de palavra, p. 110
- Metonímia;
- Metáfora;
- Metáfora de restauração: metáfora médica; metáfora de roubo, metáfora de conserto, metáfora de limpeza,
- Metáfora de percurso: metáfora de percurso em terra, metáfora de percurso no mar, metáfora de cativeiro, metáfora de percurso no ar,
- Metáforas de unificação: metáfora de parentesco, metáfora pastoral, metáfora esportiva,
- Metáforas criativas: metáfora de construção, metáfora de tecelagem, metáfora de composição musical, metáfora de lavrador,
- Metáforas naturais
• Manoel Guilherme;
• Luan Torres.
20. Figuras de construção, p. 125
- Pleonasmo
- Hipálage;
- Anáfora;
- Epístrofe;
- Concatenação;
• Luma Rebecca;
• Ludiely Cathariny.
21. Figuras de Pensamento, p. 130
- Antítese;
- Paradoxo;
- Alusão;
• Luiz Paulo B. Santiago;
• Luis Henrique C. P. Cunha;
22. Conclusão, p. 135
Acadêmico/as:
• Luiz Henrique G. Munhoz;
• Luiz Fernando P. de Macedo;
Obs: Cada dupla e/ou trio terá no máximo de 10 a 15 minutos para exposição e logo depois, individualmente, responderá às perguntas direcionadas. A metodologia da exposição (incluindo recursos áudiovisuais, dinâmicas de grupo ou exemplificações práticas) fica a critério da dupla e/ou trio. A avaliação será atribuída mediante à performance e/ou desempenho individual de cada acadêmico(a).
Nenhum comentário:
Postar um comentário