quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Produção Textual: Memorial Autorreflexivo*!

Olá caras e caros acadêmicos!

 Estamos chegando ao término de uma caminhada de um semestre letivo e neste intervalo de tempo, conhecemo-nos um pouco e tentamos ler, discutir e conhecer algo sobre a comunicação e expressão acadêmica, além do despertar da necessidade do idioma Inglês para a sua formação, enquanto engenheira e engenheiro civil. 

Neste momento de reflexão, proponho-te escrever um texto memorial autoreflexivo de quatro parágrafos, priorizando a norma culta da língua portuguesa e discorrendo sobre os seguintes aspectos:

1º parágrafo – Situar a disciplina ‘Comunicação e Expressão’ e ‘Inglês Instrumental’ na estrutura curricular do curso de graduação em Engenharia Civil. Qual a importância das mesmas na formação do engenheiro civil contemporâneo? Por quê?
2º parágrafo – Discorrer sobre a metodologia adotada para as aulas. O processo de comunicação síncrona (aulas presenciais) e comunicação assíncrona (comunicação via recursos eletrônico-digitais – blog, e-mail) foi positivo? Por quê?
3º parágrafo – as atividades avaliativas de leitura extraclasse do livro ‘A arte de argumentar’, a apresentação oral em classe e os seminários temáticos proporcionaram conhecimentos para a sua formação pessoal, acadêmica e enquanto engenheiro civil? Quais?
4º parágrafo – considerações finais: o que você pondera nessa reta final da disciplina – quais foram os pontos positivos e quais foram os pontos que necessitam de aperfeiçoamento? Qual a mensagem que você deixaria para os postulantes ao curso e que cursarão essas disciplinas no primeiro semestre?
Observação:
*Lembrem-se do seminário sobre as novas regras ortográficas da Língua Portuguesa: Não se usará mais o hífen quando o segundo elemento começa com S ou R, devendo estas consoantes ser duplicadas, por isso grafamos, de acordo com a nova regra, 'autorreflexivo', em vez de 'auto-reflexivo'.

47 comentários:

  1. A comunicação e expressão e Inglês instrumental, no meu pensamento não é muito importante para o curso de engenharia civil, acho que a exata, topografia, barragem, solo, mecânica, terraplanagem, física, pontes é mais importante para o curso de engenharia, com certeza devemos ter uma boa comunicação e expressão e saber escrever, o inglês instrumental vai ser utilizado para o curso de AutoCAD.
    Os seminários, as aulas presenciais e o blog tiveram sua importância e vantagem nesse período de engenharia civil, foi um meio de aprendizagem via internet, podendo se comunicar e expressar opiniões utilizando redes sociais.
    O livro arte de argumentar é um livro que vai servir na vida de qualquer acadêmico, os trabalhos e seminários foi de grande valor para nós acadêmicos aprendendo a se expressar e a comunicar, ter postura e falar ao publico.
    Faltou comunicação entre alunos e professor, falta de dialogo, falta de respeito ambos as partes, as provas deveria apresentar perguntas mais objetivas e claras, podendo utilizar dicionários ou mesmo ser de dupla, as provas de inglês instrumental era para pessoas que tinha um grande conhecimento em inglês que a maioria dos alunos não tem esse conhecimento. Aos alunos que iram começar no primeiro semestre de 2012, estudem bastante, de preferência faça um curso particular de inglês.

    Gedeon Andrade

    ResponderExcluir
  2. As disciplinas de comunicação e expressão está da grade do curso de Engenharia Civil devido o dever da disciplina fazer com que o acadêmico venha melhor se comunicar e expressar com a sociedade em geral. Para o profissional, o papel da comunicação começa bem antes de sua atuação numa determinada função, começa na hora de conseguir um emprego ou um contrato para prestar um serviço ou fornecer um produto. Sem essa habilidade ele já sai em desvantagem em relação aos seus concorrentes. E quando falo de comunicação, trata-se de comunicação integral que envolve fala, escrita, postura e até mesmo suas atitudes, crenças e valores.
    As aulas síncrona foram positivas, onde tivemos aprendizado para o decorrer dos nossos cursos, pois tivemos vários emissor e o receptor onde esteve num estado de sincronia antes da comunicação em apresentação em slides ou sem uso de tecnologia, ao iniciar e durante a transmissão dos trabalhos realizados na sala de aula.
    As assíncrona também foram lucrativas, onde aprendemos a manusear as os meios de relacionamentos durante não estávamos em sala de aula.
    O livro a arte de argumentar de Antonio Suárez Abreu nos deu um conhecimento maior para que sejamos um profissional na engenharia que saiba respeitar, ver e ouvir o outro, agir de forma ética, argumentar de forma honesta, entre outros conhecimentos que não só esse livro de Antonio Suáres Abreu, mas também no decorrer das apresentações oral em classe e seminários que trouxe informações para nós capacitar e ser assim um profissional de excelência.
    Agradeço ao professor Rubenilson pela sua disponibilidade da sua metodologia de ensino, que venha ser estudada por outros profissionais da área da Engenharia Civil, para que tenha uma boa comunicação com os outros profissionais e também as pessoal que comprarem seu serviço, é também se comunicar com qualquer pessoa no mundo através da fala inglesa e também pela tecnologia que foi bem trabalhada pelo professor no decorrer da disciplina.

    ResponderExcluir
  3. A Eng. Civil é uma área muito abrangente de conteúdo e recursos , as matérias de comunicação e expressão e inglês instrumental são favoráveis ao desenvolvimento social do acadêmico como engenheiro, são de suma importância para a formação profissional.Comunicação e expressão ajuda no desenvolvimento psicológico e linguístico do estudante , já o inglês ajudara no conhecimento de novas linguás e também no raciocínio logico.
    A metodologia adotado pelo professor ao meu ver , foi muito interessante e inteligente . A comunicação síncrona - presencial- foi muito bem aplicada na sala de aula , ja o blog obteve uma comunicação mais informal de forma assíncrona - via internet-. foi totalmente positivo, esta metodologia desenvolve muito a comunicação e interação entre o grupo e ajudou na formação do caráter de cada um.
    As atividades realizadas referente ao livro e aos seminários foram de um altíssimo teor de sabedoria , pois proporcionou conhecimentos diversificados como por exemplo: Aprender a se comunicar , saber que para ser escultado deve primeiro ouvir , como falar em publico , como negociar e vários outros.
    Estas duas disciplinas proporcionaram um grande grau de conhecimento para minha vida , a interação por meio do blog foi um dos pontos mais positivos que tivemos ,outro foi as aulas onde discutíamos sobre assuntos onde cada um mostrava seu ponto de vista . gostei muito de cada assunto abordado , acho que deveria melhorar a comunicação entre aluno e professor , onde o docente exerce uma papel fundamental de ensino e não de majoritário . Para os novos alunos que estão chegando gostaria de dizer que aproveitassem o máximo e suguem muito do professor , pois ele tem muito para oferecer .
    "Falar é Prata , Escultar é ouro "
    " Os mais competentes não discutem , dominam sua ciência e calam-se ."
    um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. 1º Parágrafo:
    Acredito que ambas as matérias: Comunicação e Expressão e, Inglês Instrumental são hoje em dia essenciais não apenas para a Engenharia Civil, mas para todas as profissões que priorisem as necessidades de todos os tipos de clientes. Precisamos saber a necessidade do nosso cliente, conhecendo-o detalhadamente, para um melhor aproveitamento das palavras que seram ditas!

    2º Parágrafo:
    A metodologia aplicada em sala de aula pelo professor foi muito proveitosa. Serviu de experiência pra mim, me ajudou a ser mais criativa nos meus trabalhos... Porque acredito que em tudo o que fazemos, nos espelhamos em alguém, e com certeza, aquele que serviu de espelho pra mim em relaçao a criatividade, em relação a ser dinâmico em sala de aula foi o professor! Fora os recursos como a tecnologia, sem deixar de falar no blog... No início eu nem sabia como funcionava, e graças a esse recurso, acrescentei mais um pouquinho de experiência!!!!

    3º Paragrafo:
    Com relação as atividades extra classe, sempre que tenho oportunidade, volta e meia me pego citando partes do livro a "Arte de Argumentar". Achei bem interessante no livro a parte que fala sobre a tavola redonda do filme "Rei Arthur" e também como é colocado o fato da boa argumentação! Já no que diz respeito a apresentação de trabalhos em seminários, também foi muito bom, os temas colocados, como por exemplo o que eu fiz, a "Nova Reforma Ortográfica", foram interessantes e, com certeza, trouxeram um bom aproveitamento para os acadêmicos.

    4º Paragráfo:
    Não vi muitos pontos negativos, é claro que existem pequenas falhas que precisam ser trabalhadas pra que se possa chegar pelo menos perto da perfeição.

    Aproveitar ao máximo cada detalhe, cada aula, é a melhor atitude pra se dar bem em ambas as matérias!!

    ResponderExcluir
  5. 1º) Ambas as matérias foram de extrema importância para a nossa formação acadêmica, deixando a perceber que o profissional da engenharia além de ser bom com numero, precisa ter um bom vocabulário linguístico e escrita, proporcionando um excelente desempenho no seu campo de trabalho.
    2º) A metodologia empregada nas matérias foram bastantes dinâmicas, proporcionando debates entre alunos, professor e aluno, favorecendo um conhecimento a mais. A comunicação via Blog, foi importante para o nosso desempenho acadêmico, pois além que frequentarmos as aulas, tínhamos que estar inteirados com o blog, nos comprometimento com as matérias, mestreadas pelo o professor.
    3º) As atividades avaliativas em classe ,foram positivas para o nosso desempenho estudantil, pois seminários, apresentações orais, proporcionaram um evolução intelectual em casa aluno, pois erros eram apontados pelo o professor para que o acadêmico se orienta-se e não errasse novamente, contribuindo para uma melhor atuação nos períodos seguintes.
    4º) Acredito que melhoras são necessários, pois somos seres imperfeitos e os erros fazem parte do caminho para a perfeição. Deixo essa mensagem para os futuros calouros: Um profissional da engenharia não e feito só de conhecimentos sobre exatas, mais de um serie de complementos como à fala e a escrita, pois com seus domínios seremos um bom entendedor e transmissor, nos destacando como um excelente profissional.

    Acadêmico: Luiz Paulo Barreira Santiago

    ResponderExcluir
  6. Obviamente comunicação e expressão e inglês instrumental, é essencial para a formação de um cidadão no curso da engenharia civil, pois hoje em dia temos q ter uma comunicação adequada para enfrentar o mercado de trabalho, precisamos ter uma média no inglês, sendo a maioria dos documentos ou programas encontrados em inglês onde se torna essencial, não só para os engenheiros e sim para todos.

    O processo de metodologia foi boa, aulas usando tecnologia e principalmente levando o aprendizado para o mundo virtual, onde não podemos deixar de lado a utilização de computadores que a cada dia se torna mais essencial em nossas vidas, principalmente no mercado de trabalho.

    Seminário requer debate e conhecimento sobre o assunto, sendo também algo muito importante, pois precisamos da leitura para uma boa fala. O livro "A arte de argumentar" nos mostrou um ligamento e interesse sobre o assunto e ao mesmo tempo aprendendo as técnicas de convencer e persuadir conversando com as pessoas levando em consideração o conhecimento e a coragem que recebemos em nossa formação profissional.

    Aprendi que sempre quando pensamos que sabemos de algo, menos se sabe. Sempre temos que estar disposto a enfrentar um novo obstáculo, podendo encontrar pontos positivos e negativos onde eles ajudará sempre em alguma coisa na vida e a quem cursar o primeiro período no semestre que vem não tenha medo, enfrente e sempre siga em frente.

    Acadêmico: Carlos Augusto Nunes de Sousa

    ResponderExcluir
  7. 1°) As disciplinas “Comunicação e Expressão e Inglês Instrumental” no meu ponto de vista são de fundamental importância. Sabemos que a engenharia civil abrange uma vasta área de conteúdo e recursos e as disciplinas irão contribuir positivamente no desenvolvimento social e profissional do acadêmico.
    2°) A metodologia aplicada foi positiva as aulas presenciais, os seminários, o uso da tecnologia(blogs, internet, apresentação em slides) foram muito proveitosos, possibilitou a comunicação e interação entre os grupos.
    3°) O livro A Arte de Argumentar veio contribuir na formação de caráter e proporcionou um vasto grau de conhecimento que certamente irei desenvolver no âmbito da carreira profissional.
    4°)Nesta reta final só tenho a agradecer pois as matérias foram de grande aproveitamento, pude desenvolver mas a minha comunicação perante a turma. Para os novos acadêmicos de Engenharia Civil o que tenho a dizer e que prestem atenção nas aulas , leiam muito se possível façam um curso de inglês e AutoCAD pois será muito exigido durante o curso e tenha domínio da informática.

    Acadêmico: Luiz fernando Pereira de Macêdo.

    ResponderExcluir
  8. A disciplina comunicação e expressão é muito importante para nós como engenheiros civis, todos os profissionais deverá saber se comunicar e se expressar com clareza para o seu cliente, já o inglês instrumental é importante pois os melhores materiais são inglês e também visando desenvolver um projeto no exterior.
    A metodologia adotada nas disciplinas via digital foi uma maneira de interagir, aprender que no século que estamos quem não se informatizar ficara para trás. As aulas presenciais também tiveram sua importância.
    O livro “a Arte de argumentar”, as apresentações orais em classe e os seminários temáticos proporcionaram muitos conhecimentos sim, para a nossa formação pessoal, acadêmicos e enquanto engenheiros civis, pois com os mesmos, adquirimos conhecimentos, apreendemos a nos expressar, perder o medo de falar e expor nossas idéias.
    Pondero sair com uma boa comunicação sabendo assim me expressar. A metodologia de comunicação e expressão foi muito dinâmica, já o inglês instrumental acho que poderia aperfeiçoar um pouco as avaliações sendo menos complicadas, pois como iniciantes e não tendo um bom conhecimento devido falha no ensino médio.E aos postulantes que irão cursar essas disciplinas no primeiro semestre desejo boa sorte, muita fé em Deus e em si mesmo, confiança em suas capacidades e caminhem sem temer os obstáculos.

    Acadêmica: Flávia Deyane

    ResponderExcluir
  9. 1º Parágrafo:
    Tanto a ´Comunicação e Expressão` e ´Inglês Instrumental`, são de muita importância para nós que somos futuros engenheiro civis, devemos saber comunicar e expressar bem. O inglês devíamos ter mais aulas nos próximos períodos e não só no primeiro como atualmente.

    2º Parágrafo:
    A metodologia aplicada em nossa disciplina foi muito positivo. A internet é um meio de comunicação entre o mundo inteiro, e o nosso blog foi um exemplo disso.

    3º Parágrafo:
    O livro Arte de Argumentar e seminários, fizeram com que eu expressasse melhor e perdi um pouco medo de falar em público.

    4º Parágrafo:
    Nessa reta final, eu tenho muito é que agradece, aprende muito. Nós seres humanos sempre precisamos está renovando. Estude muito, empenhe bastante e tenha uma boa sorte.
    Acadêmica: Carmen Célia

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. A disciplina de comunicação e expressão é muito importante tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional, por que na área da engenharia civil a comunicação é um elemento fundamental. A disciplina de inglês instrumental também é muito importante por que o inglês esta presente no nosso cotidiano e nós como futuros engenheiros temos conhecermos novos idiomas.

    A metodologia usada pelo professor foi muito interessante e moderno por que permitiu que nos apresentações de seminários, debates com a turma e acesso ao blog que foi criado para que pudéssemos postar, nossos trabalhos e nossas idéias, para que não ficasse apenas na sala de aula, mais sim para mais pessoas terem conhecimento dos nossos trabalhos.

    As apresentações dos seminários do livro “A arte de argumentar” ta sendo fundamental na minha vida acadêmica e tenho certeza que vai ser importante também na vida profissional por que aprendemos muitas coisas como convencer, argumentar e persuadir, e isso é muito importante para comunicação na nossa vida profissional.

    Nessa reta final vou sair com um grande aprendizado isso e um ponto muito positivo mais sabemos que temos que melhorar, tanto pela parte do professor como na parte dos alunos, espero que as próximas turmas tenham uma boa sorte e que aproveitem o Maximo as disciplinas cursadas.

    ResponderExcluir
  12. Comunicação expressão tem a finalidade de nos propor uma interação maior com a língua e como nos devemos comporta em frente de todos os tipos de palcos para a vida. Inglês Instrumental nos da uma grande noção de inglês voltado para engenharia e diversidade da língua inglesa para o nosso dia a dia como acadêmico e como profissional da engenharia.
    Os alunos tiverem uma socialização com todo o conteúdo proposto assim dava se para ver os debates estabelecidos pela matéria que dava uma melhor comunicação em sala de aula.
    Formação pessoal sem duvida alguma esses trabalhos são voltados para os acadêmicos e suas dificuldades de se expressa e de poder falar em inglês.
    A aprendizagem foi o ponto mais forte em todos os sentidos, as pessoas interessadas nesse curso em qualquer outro que tenha consciência que estudar a cima de tudo e busca cada vez mais conhecimento.
    O engenheiro precisa ser versátil e ao mesmo tempo muito expressivo por isso as matérias nos favorecem muito como engenheiros civis na nova era de inovação na tecnologia.

    ResponderExcluir
  13. Tenho em mente que seje muito emportante sim a matéria de comunicação expresão e inglês, porque a finalidade delas querendo ou não usamos muito em nosso cotidiano e ajuda a nos expressar perante a sociedade.

    foi sim muito emportante porque só assim conseguimos interagir e debater o assunto e o conteudo apresentado.

    o livro foi e está sendo muito fundamental para aprendermos e aperfeisuar nossos conhecimentos e tenho a certeza que iremos precisar dele mesmo depois de formado.

    ambas matérias são boas de estudar, é muito enteressante apesar de que não aproveitamos o maximo possivel pelo fato de alguns emprevistos mas to bem satisfeito de ter estudado essas matérias.

    ResponderExcluir
  14. Memorial autorreflexivo – Geovanny da Silva Guilherme
    No período contemporâneo o mundo necessita de profissionais capacitados e que domina realmente o que sabe, para a engenharia, muitos pensam que são apenas cálculos, mas a leitura, a comunicação e expressão e escutar é fundamental. Necessitamos apresentar nossos projetos e a maioria deles serão rico e empresário, ou seja, a arte de argumentar é fundamental. Não seria necessário o inglês para o primeiro período, mas sim um curso realmente a parte profissionalizante, como outros professores falaram, teremos muitas palavras em inglês em uma construção de usinas hidrelétrica.
    A didática que o professor nos passa é interessante facilita a comunicação e é uma forma de ajudar na nota, para comunicação é essencial o uso de tecnologias, mas pena que nem todo que faz um curso de engenharia ainda está realmente incluído na tecnologia.
    O livro a arte de argumentar é um livro muito bom e nos passa uma informação muito boa para nossa formação, a apresentação dos colegas foram boas, nos indicou filmes, os quais eu assisti e gostei muito. Particularmente a minha atividade oral não foi passada com muita clareza, mas as estudei muito e absorvi muita informação e sei que o fluxo de informação e a falta de organização prejudicam o nome do profissional.
    Pontos positivos da disciplina são: a quantidade de informação que nos passa para uma boa apresentação ao publico; estímulos e pressão a um estudo a mais para uma apresentação. Temos um ponto negativo que afeta o psicológico e estimulo do aluno. A formação do professor Rubenilson é muito boa, mas ouve muita falta de respeito e consideração com os colegas. Eu como aluno, observo muito o esforço de vários alunos os quais tem muita dificuldade de se expressar e foram avaliados de formas, mas galera é um curso muito bom, por enquanto tá tranqüilo e estou gostando muito.

    ResponderExcluir
  15. Todo e qualquer profissional necessita de conhecimentos básico a cerca da comunicação e expressão, e também sobre qualquer outra língua. E de vital importância que todos tenham um mínimo conhecimento sobre essas áreas pois o mercado de trabalho está muito seletivo, apenas aqueles que podem oferecer isso são selecionados.
    No meu ponto de vista as aulas não foram bem lecionadas, falta de educação e punho por parte do professor, o mesmo adotou uma conduta agressiva que incomodou a todos que freqüentavam as aulas. O uso da comunicação assíncrona teve péssimos resultados, pois não foi adotado de forma correta pois não é uma didática eficiente, como prova os resultados obtidos ate hoje.
    Sim, toda e qualquer apresentação relacionada a matéria de comunicação e expressão é bem vinda. Mas essas apresentações deveriam ser apresentadas pelo professor, pois este tem um maior conhecimento sobre o assunto, podendo assim abordar de forma mais efetiva o assunto.
    O ponto mais critico nessa reta final é o professor se comportar como tal, agindo de forma condizente ao seu saber, ensinando aos alunos e não obrigando os a aprender por si só. A presença de um real professor foi sentida nesse semestre, calculo meu aproveitamento algo aproximado de 30% do que poderíamos aprender.

    ResponderExcluir
  16. Um engenheiro precisa muito da comunicação em diversos modos todos os dias, um engenheiro que não domina uma boa comunicação, que não sabe se expressar corretamente, que não tem uma fluência não só no inglês, mas, também em outras línguas, vai encontrar grandes dificuldades em suas atividades no decorrer de sua profissão.
    Sim, porque além da participação em sala, podemos interagir com as disciplinas de qualquer lugar onde seja acessível à internet. Estamos em um mundo de inovações e sempre buscamos novos caminhos, e o papel de um engenheiro é esse buscar soluções e novas alternativas.
    Sim, ajudaram a melhorar a minha percepção como um acadêmico, não só quando apresentei, mas vendo a apresentação dos colegas, conseguiu captar o que eles tinham a oferecer com o que eles também aprenderam apresentando, e tive uma melhor visão de como me portar na sociedade diante dos temas abordados, sobre o livro “A arte de argumentar”, que posso levar para o meu cotidiano como profissional na área da engenharia.
    Aprendi o que eu pensava que já sabia e vi que aprendemos coisas novas a cada dia. Não vi muitos pontos negativos, afinal não somos perfeitos, uma mensagem que gostaria eu de deixar é: ”Chorar com a escolha certa é melhor do que sofrer com a escolha errada”.

    ResponderExcluir
  17. Essas disciplinas não são só importante para a nossa vida profissional, mas sim para toda nossa vida. Temos que ter uma boa comunicação com toda sociedade, para que possamos nos desenvolver e ter um bom resultado em tudo o que nos submetermos a fazer.
    A comunicação síncrona ela foi bastante aproveitadora, desenvolvemos muito o nosso saber e o nosso modo de se expressar e no caso do inglês, aprendemos expressões e palavra novas relacionada ao nosso curso. Já na comunicação assíncrona não tive o mesmo aproveitamento pois o que era esposto era o que o que tinhamos discurtido em sala de aula.
    A realização desses trabalhos me propocionou um amadurecimento dos meus conhecimentos, e também do meu modo de ser expressar. Foram bastantes aprovetosos.
    Temos muitos pontos positivos, como o conhecimento adiquirido, a mudanda de expressão, entre outros beneficios.

    ResponderExcluir
  18. Essas disciplinas são de suma importância em nossa vida pois um Engenheiro Civil não deve saber apenas as matérias especificas do curso, mas deve ter também uma boa comunicação pois isso contará muito na hora de se vender um produto.Além disto a maioria dos matérias relacionados a engenharia civil é em inglês.
    A comunicação em classe foi boa por haver bastante troca de informações entre todos e a comunicação via blog foi uma boa idéia pois possibilitou a todos se comunicar também fora da sala de aula.
    As atividades realizadas foram bem contribuintes para a nossa formação pois abordou temas importantes para o sucesso de um profissional e com certeza será muito importante para a nossa formação acadêmica.
    A disciplina foi boa no geral por haver muitas atividades diversificadas em classe e extra classe. Deixo aos que pretendem cursar o curso que levem a serio a disciplina pois ela não é especifica da área de engenharia mais é de suma importância para a formação.

    ResponderExcluir
  19. A materia de inglês tem muita importância no curso de Engenharia, pois diversos recursos da área são especificados pela lingua inglesa.

    A criação do blog, fez com que nossa turma fosse atras de trabalhos e pesquisas, automaticamente nos mantendo informados sobre varias noticias da area, e concerteza foi um ponto positivo para o desenvolvimento da materia.

    Nossa turma poderia ter melhor interação com o professor, assim como o professor conosco, dessa forma teriamos um melhor desempenho, evitando pequenos conflitos que prejudicaram a turma.

    ResponderExcluir
  20. A disciplina de Comunicação e Expressão é importante, pois precisamos sempre procurar evoluir tanto na comunicação com os clientes tanto como vamos nos expressar para passar total confiança.

    O uso da tecnologia foi positivo, pois além da agilidade nós estamos em um momento de evolução e temos que acompanhar e se adequar as novas formas de comunicação.

    Sim, no aspecto do conhecimento de como me comunicar, como convencer e persuadir.

    A disciplina é um complemento pra toda a vida, pois podemos usar estes conhecimentos em varias áreas e em nossa vida também. Vivemos nos comunicando e nos expressando de forma que uma disciplina venha a complementar mais ainda. O uso do meio de comunicação usado foi uma ótima ideia e na minha opinião teria q ser implantado em todas as disciplinas, com algumas melhoras ficara uma maravilha.

    ResponderExcluir
  21. O engenheiro civil tem que saber se comunicar e se expressar bem, tanto com seus clientes tanto com seus funcionários. A disciplina de Comunicação e Expressão nos trouxe isso, o que é essencial para nós. O inglês é uma língua internacional, é provavelmente a terceira maior língua em número de falantes, ela é necessária em qualquer área, e na área da engenharia nos ajuda bastante com os programas de computador.
    O processo de comunicação síncrona enriqueceu bastante nossos conhecimentos, nossa forma de pensar e de agir, abriu nossas faculdades mentais nos oferecendo uma sincronia antes e durante a transmissão de informações. A comunicação assíncrona nos trouxe informações, entretenimento de uma forma bem divertida. Postarmos trabalhos, comunicarmos com nossos colegas e professor, dividir nossos pensamentos e duvidas está sendo uma experiência maravilhosa, uma forma de aprendizado muito importante.
    Os seminários temáticos, a apresentação oral e atividades avaliativas do livro a arte de argumentar foi de suma importância, nos oferecendo diversificadas informações, como se comunicar, como argumentar, técnicas de leituras, entre outras.
    Ambas as disciplina foram gostosas de fazer, só vi pontos positivos, a perfeição é impossível de se chegar, mas podemos dar o nosso melhor sempre. Aos calouros que chegarão deixo a seguinte mensagem: estudem, aproveitem bastante essas disciplinas, sugam o maior número de conhecimento que puderem, porque lá na frente vocês vão ver a necessidade de se expressar, comunicar, entender e falar em inglês. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  22. Memorial

    É evidente que nos dias atuais não basta só saber exatas na área de formação DE ENGENHARIA para ser um bom profissional. O mercado de trabalho hoje está em busca de profissionais mais qualificados e que tenha um amplo conhecimento na área de comunicação e na linguagem estrangeira. Mas especificadamente o Inglês por ser a linguagem do mundo nos dias de hoje e que é de fundamental importância nos quantos futuros engenheiros desenvolver na nossa formação.
    Para a nossa formação foi de extrema importância estudar e comunicar por e- mail e por blog com o professor de COMUNICAÇAO E EXPRESSAO E INGLES INSTRUMENTAL (Rubenilson Araujo) , pois tinha muitos acadêmicos que não tinha domínio ainda nessa área da informática. Então vejo de que foi muito positivo adotar esse tipo de diálogo em ambas as matérias.
    é obvio que as seminários apresentados no decorrer desse período trouxe muitos conhecimentos para a formação dos acadêmicos enquanto engenheiros civis. No livro a arte de argumentar foi de extrema importância, pois descreve como devemos vender o nosso projeto, como convencer o publico sobre o que estamos vendendo e etc. Os seminários temáticos trouxe-me muito conhecimento quanto o profissional que devo tornar-me.
    É inegável que as aulas teve grande importância e pontos positivos como: as apresentações dos seminário que trouxe inúmeros conhecimentos para os acadêmicos, o livro a “A ARTE DE ARGUMENTAR” foi uns dos pontos mais positivos desse período pois trata-se de um assunto que nos interessa muito quanto futuros engenheiros. Mas é lamentável também que houve alguns desentendimentos entre aluno e professor e isso se tornou um aspecto negativo quanto o período. Aos alunos que irão ingressar nessa faculdade no próximo período deixo-lhes o seguinte recado: que as matérias COMUNICAÇÂO E EXPRESSAO E INGLÊS INSTRUMENTAL é de fundamental importância para o sua formação quantos engenheiros.

    Acadêmico: Davi de Souza Mendes

    ResponderExcluir
  23. Essas matérias são fundamentais para a formação de um futuro engenheiro civil, em minha opinião o inglês é de fato mais importante, pois ajuda você com o cad e também a ler o manual de todo o maquinário da engenharia civil, já a comunicação é mais como um cotidiano você aprende com o dia a dia a conversar e se relacionar com as pessoas. Só que as duas matérias são de extrema importância para qualquer engenheiro. Toda e qualquer avaliação é de extrema importância, e o blog ajudou sim e com certeza é sempre bom vir às aulas né?! Para quem pode ler o livro todo ele ajuda muito, pois da muitas dicas de como agir com as pessoas e trata-las, mesmo em qualquer situação e o seminário foi bom, pois a turma explicou tudo parte por parte para quem não leu todo o livro.
    Faltou um pouco de respeito entre aluno e professor, fora isso são duas excelentes matérias que em um futuro não muito distante serão usadas com frequência por nossos engenheiros formados pela ITPAC, e quem vai pegar inglês pela primeira vez já digo que não é fácil e se preciso faça um curso de inglês antes, vai facilitar e muito sua vida.

    ResponderExcluir
  24. Bom a comunicação e expressão e muito importante para um engenheiro, pois ajudara bastante, pois um engenheiro se envolve com vários tipos de classe sociais e isso ajudara a lidar com os diferentes tipos de pessoa. Já o inglês ajudara também, pois um engenheiro sempre meche com AUTO CAD e para isso necessitamos pelo menos do básico do inglês.
    Olha as aulas foram muito criativas mas achei que pode melhora na questão de comunicação entre aluno e professor mas no resto foi muito produtiva.Na questão do blog foi bom pois aprendi muitas coisas novas que não sabia e uma forma nova de se interagi.
    Sim porque com esses seminários aprendi muita coisa importante, por exemplo, como se portar diante de publico e como se deve apresentar um trabalho então fui muito produtivo essas apresentações para min.
    Bom foi um semestre que para min passou muito rápido, mas foi bom, e claro que tem algumas coisas que precisão ser aprerfeisoadas, mas no decorrer do curso tenho certeza que isso vai acontecer. Para quem vai fazer engenharia cuidado com as brincadeiras, pois uma hora pode ser tarde para correr atrás então se esforce ao máximo, pois e um ótimo curso.

    ResponderExcluir
  25. 1.É muito inportante o conhecimento básico da lingua inglesa para que possamos trabalhar com auto cad e compreendermos textos relacionados a engenharia civil.A comunicação é a base do acadêmico onde aprendemos nos comunicar com o público de forma correta e repassando para eles as nossas idéias.
    2.Com certeza que sim.Encontramos uma forma de interagir entre os colegas, através de meios interessantes e problemáticos onde cada um procurava ajuda para solucionar as duvidas e tentava solucionar os problemas dos outros.
    3.O que aprendemos nos seminários e na leitura do livro, é o que todos acadêmicos indiferente do curso, necessita de base para sua vida pessoal e acadêmica.
    4.O tempo foi pouco, pois temos muita coisa para aprendermos. A metodologia aplicada pelo professor e o seu conhecimento do assunto discutido.Que aproveitem o máximo do que é repassado, pois poderá se lamentar no final do semestre.

    ResponderExcluir
  26. Carlos Pereira Matos

    A comunicação e expressão e inglês instrumental, é muito importante para o curso porque o acadêmico tem que comunicar e expressar melhor, o inglês também é importante para o profissional, na engenharia como por exemplo a maioria dos programas são em inglês temos que saber cada significado de cada comado.
    As metodologias usadas forram bem proveitosas, a comunicação síncrona foi bem positiva, o blog pra mim foi tudo de bom eu nem sabia como funcionava, a prendi muita coisa e tenho certeza que meus colegas também foram beneficiados com esse blog.
    O livro a arte de argumenta é muito interessante, a apresentação em classe foram bem produtivas pra min, os temas dos seminários foram bem selecionados pelo professor.
    Os pontos positivos são vários graças a deus eu aprendi muita coisa na parte da pratica como exemplo mexe num blog, é também como relacionarmos cós os outros, sabendo respeitar suas crenças, ponto negativo são poucos, a turma tem que ter mias reis peito uns com os outros em sala de aula, os alunos do primeiro período, é que as matérias são muito importantes para o curso, e que tirem bastante aproveitamento das aulas o professor é bastante criativo e tem muito a oferecer aos futuros alunos do primeiro semestre.

    ResponderExcluir
  27. O Engenheiro civil como um profissional, deve conhecer o idioma que fala, e saber se expressar de forma coerente. Além de saber o básico de inglês, pois o mercado de trabalho pode exigir que ele se mude para outro país e ai nós vemos a importância das disciplinas de Comunicação e Expressão e Inglês Instrumental.
    A metodologia de Seminários e leitura do livro "A arte de argumentar" foram proveitosas, pois se enquadraram perfeitamente a disciplina e a proposta dela. Já inglês teve um problema em questão do tempo por ser menos carga horaria, deixou a desejar, mesmo tendo uma boa metodologia a carga horaria da disciplina, infelizmente foi um ponto negativo, pois a meu ver se o inglês é tão importante por que estudar tão pouco?
    O livro "A Arte de Argumentar" foi um ponto positivo, é um livro de fácil compreensão e trata de temas cotidianos, mas algumas apresentações deixaram a desejar dificultando o processo de entendimento do conteúdo. Mas quando um seminário é apresentado de forma correta às aulas ficam bem mais dinâmicas e mais interessante q somente o professor falando, além do mais estimula a pesquisa e a leitura, que são essenciais em um curso superior.
    Os pontos positivos foram à aprendizagem, entende mais como se expressar e comunicar melhor o uso da internet como ferramenta de comunicação entre os alunos estimulou ajudou no aprendizado desse veículo tão necessário que é o computador e também a internet. Pontos negativos já havia ate mencionado anteriormente foi o pouco tempo da disciplina de Inglês, acredito que deveríamos ter mais carga horaria, ou fazer uma divisão (como acontece no curso de Computação da IFTO, no qual eu cursei) em duas disciplina o inglês básico para "nivelar" os alunos que nada sabem, e depois que todos conhecem o básico passar para o Inglês instrumental, e ai passar texto para exercitar mesmo o inglês.

    ResponderExcluir
  28. As disciplinas ministradas pelo professor mestre Rubenilson Araújo: comunicação e expressão e inglês instrumental, são de substancial importância para todo e qualquer curso de graduação. Essas disciplinas, tem sua importância para que todos os acadêmicos ao saírem de um curso, seja um bom profissional, pois é isso que o mercado está a procura. Com isso, todos os profissionais da engenharia, especificamente, necessitam de se comunicar e de se expressar bem com os clientes, e saber inglês pode ser um ponto de partida para poder fazer especializações e mestrados em outros países, melhorando assim seu currículo.
    A metodologia adotada pelo mesmo para ministrar as aulas, a comunicação síncrona, foi bastante produtivas e de total aproveitamento. Já a comunicação assíncrona, em partes foi positiva sim. Positivas porque, como temos aulas presencial só uma vez por semana então a comunicação entres os discentes e o docente via e-mail para perguntas, duvidas e mandar trabalhos no decorrer da semana se tornaram mais fáceis. Já em relação ao blog da turma não sou a favor, pois nem todos tem acessibilidade a internet e informações suficientes para está conectado, e que os nossos trabalhos e fotos estejam a disposição para todos verem, tornando uma falta de privacidade, assim, acho que foi um ponto negativo.
    As atividades extraclasse, a leitura do livro “Arte de Argumentar” foram uma das atividades que contribuíram para todos da turma, pois com a leitura e a apresentação dos seminários referentes ao livro, os acadêmicos se deram conta que para ser um bom profissional de toda área e preciso saber se expressar, argumentar e persuadir, e todos aprenderam. Mas, como foi o primeiro seminário apresentado, deveria ter tido considerações por parte do docente, com os que não se saíram bem na apresentação, pois ainda não tínhamos experiência com o tal. E isso é recíproco, pelo fato de que no seminário temático as apresentações melhoraram bastante. Entretanto, os seminários proporcionaram conhecimentos para todos e aprendizagem para falar em público.
    Pontos positivos, o docente tem um bagagem altíssima para está sendo professor da instituição. Pontos negativos, o docente deveria interagir mais com os discentes, e certas situações ser mais plausível com os mesmos.
    O recado para os postulantes ao curso que iram cursar essas disciplinas, que sejam bem dedicados, pois o docente e muito exigente. No mais, as aulas são bastante proveitosas e de alta importância para nossa carreira.

    ResponderExcluir
  29. Toda e qualquer disciplina acrescentada a uma grade curricular de um curso tem sua importância. A disciplina de Comunicação e Expressão nos traz outra visão. Na qual o engenheiro não tem que saber só cálculos, mas também comunicar se. Inglês Instrumental, nos fez vez o quanto que e importante conhecermos uma segunda língua.
    Desde já peço desculpas pela sinceridade. Não gostei dos métodos adotados pelo professor de ministrar suas aulas. Só pelo fato do professor da aula de Comunicação e Expressão ele fez tudo ao contrário do que a disciplina. Ministrava as aulas sentadas, não olhava na cara dos alunos, reprimia opiniões, não aceitava sugestões e era sempre muito sarcástico com a turma. Enquanto ao blog não achei muito boa a idéia não, pois colocava muito os alunos expostos, não era agradável ter trabalhos expostos a todos e a criticas.
    As atividades avaliativas de leitura extraclasse foram bastante interessantes, pois abrange nosso conhecimento, pois aprender não e só na sala de aula. Livro “ A arte de argumentar” nos mostra o quanto podemos sermos persuasivos com nossos futuros clientes, e os seminários veio a florescer muitas pessoas que eram tímidas. Pois um Engenheiro tem que ser persuasivo e convincente e desinibido.
    Nossa espero que nessa reta final seja o começo dos meus primeiros passos pra ser uma grande Engenheira Civil. Teve vários pontos positivos, principalmente aprendizagem e uma outra muito importante nossos amigos que espero muito estar com eles até o final. Como um todo precisa de aperfeiçoamentos. Deixo uma mensagem aos calouros do semestre de 2012/01, Se e isso mesmo que eles querem força. Não e fácil às vezes e chato, mas que não desistam, pois o ramo da engenharia civil precisa de profissionais, e cada vez mais qualificados.

    ResponderExcluir
  30. Quando essa disciplina foi inserida na grade curricular de engenharia civil, eu achava uma perda de tempo cursar uma disciplina que não envolveria no meu modo de ver cálculos e fórmulas, pois já cursava o 5º (quinto) período, porém, ao cursar a disciplina Comunicação e Expressão pude ver que ela nos traz para a realidade de como lidar com as pessoas no mercado de trabalho seja na linguagem escrita ou falada.
    Gostei da maneira que as aulas foram ministradas, a comunicação síncrona em sala de aula foi bem produtiva com os seminários e assíncrona via blog também porque a gente se comunica extraclasse através desta ferramenta que é a internet.
    O livro “A arte de Argumentar” nos deu um norte para a disciplina. Todo engenheiro é obrigado a saber se comunicar de forma que o receptor não se confunda com as informações. Saber observar o público a ser atingido para se expressar de forma correta. Tudo isso o livro nos trouxe como experiência.
    A escolha do Livro foi um grande ponto a favor. Acredito que não teve ponto negativo. Para os postulantes eu deixaria um recado, LEVEM MAIS A SÉRIO O CURSO COM TODAS AS SUAS DISCIPLINAS.

    Acadêmico: Alisson Pereira Nascimento

    ResponderExcluir
  31. 1. São disciplinas muito importante na qual todos aprendem se desenvolver socialmente o profissional capacitando melhor sua formação nas áreas psicológicas e lingüística e também poder se aperfeiçoar na língua estrangeira.

    2. Sim, pois a metodologia que foi aplicada em sala de aula teve como grande prazer o uso da Internet que é fundamental no dia-dia de todos, muito legal também a questão do blog onde nós podemos interagir informações e se comunicarmos com recursos via Internet, e lembrar q foi bastante positivo a nossa comunicação síncrona em sala de aula.

    3. Proporcionarão bastante para minha formação pessoal, no caso eu consegui desenvolver melhor característica pessoais como: Combater a inibição e o medo de falar, Falar com naturalidade, técnica e eficiência e isso me ajudou muito para minha formação.

    4. O plano do curso das ambas disciplinas foram muito legal que tem diversos fatores como ponto positivo, da minha parte o professor conseguiu passá-las para nós de forma totalmente correta e interessante.Dizer aos postulantes que dotem uma forte ligação entre a teoria da comunicação nos grandes domínios tradicionais da engenharia civil que é muito importante

    Acadêmico: Pablo Venicius Alves Rodrigues

    ResponderExcluir
  32. As disciplinas de inglês instrumental e comunicação expressão são essenciais, principalmente na contemporaneidade, pois tratando-se de futuros engenheiros é primordial que tenhamos tal formação. portanto nos tornamos profissionais mais qualificados se absorvermos tais conhecimentos.
    E partindo desse pensamento, contamos com um professor muito dinâmico, que utiliza de aulas síncronas e assíncronas, favorecendo o acadêmico que tem a oportunidade de compreender melhor.
    O fato de podermos conhecer obras literárias a respeito de expressão como esse livro, me auxiliou bastante, principalmente na área pessoal e os seminários me ajudou a compreender as preocupações que o engenheiro civil deve ter.
    Enfim, de acordo com o conteúdo exposto, as aulas de comunicação e inglês são de suma importância, então fica uma dica, para os calouros que enfrentarão essas disciplinas, dediquem-se, para serem os melhores.
    Acadêmica Rhaysa Ravenna

    ResponderExcluir
  33. Dentro do mercado exigente, há uma procura de profissionais ecléticos, que se comunique bem e tenha uma grande facilidade em outros idiomas.
    Entre as ferramentas de informações é de suma importância, que o universitário viva atualizado, tornando a disciplina síncrona e assíncrona de grande importância.
    Mesmo sabendo da importância da boa comunicação, para alguns há grande dificuldade em se fazer entender, a partir de livros com esse teor que os ajudam a desenvolver-se.
    Imagine se um engenheiro não saiba expressar-se num fechamento de contrato, quais as chances de sucesso desse individuo? São matérias como essas que devem ser exploradas para então moldar um excelente profissional.
    Acadêmico: Leonardo Nilo

    ResponderExcluir
  34. Independente da carreira escolhida,o profissional deve saber se comunicar de maneira adequada para alcançar destaque diante dos demais profissionais,isso não é diferente na Engenharia Civil,pois o engenheiro diferencia sua forma de se comunicar com um empreiteiro e a forma de se comunicar com um empresário do ramo.Porém o Inglês Instrumental está relacionado ao mercado de trabalho,pois as maiores construtoras já adotaram a língua inglesa como língua oficial. Ressalto também o fato das mais altas tecnologias virem do exterior.
    Diante disso tudo percebemos a importância das matérias vistas.A comunicação síncrona é essencial,pois existiu algumas desavenças entre os acadêmicos e o Professor,que deixou um pouco a desejar.Com isso,alguns alunos que tem mais dificuldades nas matérias foram os mais prejudicados.Mas diante disso tudo tivemos um ponto positivo,que foram através dos recursos digitais (BLOG), fez com que algumas pessoas se tornarem mais desinibidas.
    As atividades avaliativas fazem parte da formação acadêmica do aluno,um exemplo disso foi o seminário sobre o livro “ A arte de argumentar” que influenciou a leitura dos acadêmicos,ajudou a quem tinha dificuldades de falar em publico e proporcionou conhecimento tanto quanto pessoal como profissional de um futuro Engenheiro Civil.
    Concluindo todos os aspectos apresentados diante desse semestre,colocamos que é de suma importância o estudo sobre essas matérias,que contribuiu no crescimento profissional e pessoal de todos.Infelizmente necessitamos de aperfeiçoamento no quesito falar menos e ouvir mais,incluindo alunos e Professor.Mas felizmente reconhecemos isso.Aprendemos um pouco a cada dia tanto com nosso Professor quanto com nossos colegas,pois somos um “família” que Deus nos permitiu a escolha.

    ResponderExcluir
  35. 1-A disciplina de comunicação e expressão tem uma grande importância para a formação de um engenheiro, pois ela se foca na melhoria da técnica de se comunicar e expressar de modo geral . Trazendo a disciplina para o dia-a-dia profissional de um engenheiro, percebemos que ele necessita de uma boa comunicação e se expressar bem com os seus clientes, para que este compreenda as suas intenções e que fique satisfeito.
    2- O processo de comunicação síncrona foi positivo. No entanto as aulas foram bem elaboradas e bem preparadas e também bem dinâmicas. A metodologia adotada para as aulas foram bem elaboradas, por que, ela fez com que os acadêmicos colocasse em pratica o conhecimento adquirido no desenvolver do semestre, e isso é uma boa maneira de os alunos compreender a disciplina.
    O processo de comunicação assíncrona, teve o seu lado positivo e negativo. Foi positivo Por que como tivemos muitos feriados no dias das aulas, essa metodologia foi a forma de substituir as aulas perdidas, mas muitos dos alunos preferem manter seu exercícios avaliativos e suas notas em privacidade o que é direito dele, dessa forma essa metodologia não foi bem desenvolvida levando por esse lado.
    3-sim. As atividades do “livro a arte de argumentar ” me proporcionaram muitos conhecimentos. Pois o conteúdo do livro nos ensina principalmente como melhorar os argumentos, como nos expressar melhor, como persuadir as pessoas e entre outros. São ensinamentos que devemos usar em nossa vida pessoal e profissional.Esses foram os principais ensinamentos que adquiri do livro.

    4-A disciplina é muito importante e essencial para o curso de engenharia, pois um bom engenheiro é aquele que consegue passar as suas intenções ao seus clientes, e essa disciplina nos ensina basicamente como fazer isso. Portanto, aproveitei o Maximo possível , espero que as turmas seguintes aproveite bastante também.

    Aluno: Sócrates Leite Pereira
    1º Periodo de Engenharia Civil

    ResponderExcluir
  36. As disciplinas Comunicação e Expressão e Inglês Instrumental, dentro de suas particularidades, são de veras, de fundamental importância na estrutura curricular do curso de Engenharia Civil. Não é de hoje que comunicar-se bem possui tamanha relevância para todos os profissionais independente da sua área de atuação, e na engenharia não seria diferente. É importante perceber o quanto o modo de falar e agir interfere no nosso trabalho e que saibamos adaptar a nossa linguagem a linguagem da pessoa com a qual queremos nos comunicar. A influência da comunicação é tão grande que vale muito a pena dedicar esforços e atenção em prol de seu aprimoramento, e a disciplina Comunicação e Expressão vem a nos ajudar nesse intuito. Já Inglês Instrumental, vem a nos auxiliar na interpretação da língua estrangeira que é tão presente em nossas vidas, no caso específico da Engenharia, na interpretação de comandos utilizados em programas como o Auto Cad.

    A forma em que tais disciplinas foram ministradas tem seus pontos positivos e negativos. Positivos: a apresentação de trabalhos e as discussões sobre os mesmos ajudaram a desenvolver a comunicação entre os participantes. A apresentação por si só, já nos auxilia a falar em público, e ser avaliado por essa apresentação, já nos “treina”, se assim posso me referir, para o que mais a frente enfrentaremos: a banca examinadora de nossa futura apresentação de monografia. Negativos: algumas apresentações possuíam temas que melhor seriam esplanadas por nosso professor, exemplo: as que se referiam a gramática da língua portuguesa, conhecida por não ser tão simples assim, e que não foram apresentadas de forma adequada. Em relação à comunicação via blog foi interessante não só pela forma diferente de avaliação como por ter se tornado uma fonte de informação de assuntos voltados para nossa área e também para conhecer de outra forma os colegas de sala. O e-mail também foi importante para um contato extraclasse com o professor e o mesmo com seus alunos.

    “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.” Todo leitura é bem vinda e o livro a “A Arte de Argumentar” nos demonstra isso. Cada página, cada capítulo, um aprendizado diferente, desde conhecimentos históricos, filosóficos à conhecimentos gramaticais. Retiro das palavras finais do livro o quão importante foi a leitura do mesmo: “Acredito que, depois de ter lido os vários capítulos deste pequeno livro, você terá condições de colocar suas ideias em prática no seu dia a dia, nas várias situações em que tiver necessidade de motivar pessoas, vender uma ideia ou um produto, de fechar um negócio, ou simplesmente melhorar seu relacionamento pessoal.”

    Em suma, todo conhecimento adquirido no decorrer das aulas foi e é de fundamental importância para nossas vidas nos engrandecendo profissionalmente e pessoalmente. O que pode ser melhorado é a questão de maiores debates/discussões dentro da sala de aula, a escrita foi bem exigida, mas acredito que o debate em geral poderia ter sido maior, o que se viu foi discussões entre o professor e o grupo/acadêmico que estivesse apresentando seu seminário, houve pouca participação da turma como um todo. Aos meus futuros calouros: Comunicação é apenas um dos fatores envolvidos numa carreira hoje, mas é um fator importante o suficiente para ser o diferencial entre uma carreira de sucesso ou de fracasso. Afinal, como as pessoas saberão que você está apto se você não souber demonstrar isso de alguma forma? Essa demonstração de sua capacidade é comunicação.
    “Não há espelho que melhor reflita a imagem do homem do que suas palavras”
    Aproveitem bem as disciplinas pois, todas são de grande valia!!!

    ResponderExcluir
  37. 1- A Engenharia Civil é uma área de muito conteúdo e recursos. No curso é oferecido as matérias de comunicação e expressão e inglês instrumental que são favoráveis ao desenvolvimento do acadêmico como engenheiro. Comunicação e expressão ajuda no desenvolvimento linguístico,o inglês ajuda no conhecimento de novas línguas .
    2- O método adotado pelo professor é muito interessante para nós. A comunicação síncrona - presencial- foi muito bem aplicada na sala de aula. E o blog obteve uma boa comunicação informal de forma assíncrona. Essa metodologia obteve excelente resultados entre a turma pois desenvolve muito a comunicação e interação entre os grupos,obtendo também um bom desenvolvimento não só na disciplina em questão mas sim em todas .
    3- O livro "A arte de argumentar" nos mostrou muitas coisas interessantes sobre o assunto e ao mesmo tempo aprendendo as técnicas de conversar com as pessoas levando em consideração o conhecimento e a coragem que recebemos em nossa formação profissional.
    4- Essa disciplina é de muita importância, só vi pontos positivos. A perfeição é impossível de se chegar, mas podemos dar o nosso melhor sempre. Aos novos colegas que chegarão aproveitem bastante essas disciplinas, pois essa matéria de comunicação expressão e Inglês instrumental só nos trás mais conhecimentos.


    Acadêmico LOURIVAL NETO

    ResponderExcluir
  38. 1. Como sabemos a profissão de engenheiro civil engloba as mais variadas tipo de materias. Pois a comunição e expreção e inglês instruemntal influencia bastante na vida curricula de um engenheiro civil, eis que para manter uma boa comunicação tem que saber se expressar bem com seus clientes, a lingua inglêsa dita na engenharia se encaicha mais em relação a programas de elaboração de projetos e etc.
    2. Em minha opinião as aulas ministradas pelo professor tem uma vantagem devido a ultilização de recursos advindos da mais moderna tecnologia, pois o blog, aulas ministradas por slides,comunicação via internet em geral, foi sim um ponto positivo e iinteligente.
    3. Sim, o livro traz bastantes informações que podem ser ultilizadas no aprendizado do engenheiro, onde a leitura e acomunicação se torna sobretudo escencial no aprendizado, pois aprimorei mais minhas tecnicas de falar em publico ou quaisquer que seja.
    4. Desde de jar agradeço ao professor Rubenilson pois pude ver e acompanhar as aulas ministradas pelo mesmo, foram aulas interesantes que concerteza vão me ajudar na minha carreira de engenheiro e que os postulantes acadêmicos que estam por vim consigam absorver muita coisa em sala tanto na disciplina de comunicação e expressão quanto na de inglês instrumental, contudo, aprimorando seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  39. Ambas as disciplinas te uma participação significativa para o curso em si. Proporciona-nos uma melhor interação com nossos possíveis clientes, e o fato também de termos uma língua estrangeira nos dando um maior alicerce para podermos interagir de varias formas, passando uma maior confiança ao cliente e nos dando uma maior confiança para o mercado de trabalho.
    No começo tivemos grandes atritos tanto na parte da comunicação síncrona quanto da assíncrona, mas com o decorrer do tempo nós acadêmicos nos acostumamos com essa convivência e aprendemos a lidar com essa comunicação entre o aluno e o seu mestre, o blog é uma forma interessantíssima de se guardar nossos pensamentos e nos comunicar mesmo não estando em sala de aula.
    Foi notável o nosso aprendizado, até uma melhora explicita em alguns alunos em relação a seminários, muitos que eram tímidos estão aprendendo a lidar com isso. Como engenheiro esses trabalhos acadêmicos me desinibiram mais, tenho uma maior confiança em apresentar um trabalho, em expressar a minha real opinião se algo não agrada, me proporcionou conhecer mais sobre determinados e assuntos e até mesmo entende-los .
    Os pontos positivos foram a aprendizagem adquirida, e não podemos esquecer das amizades que iram duram por muito tempo. Pontos negativos não tivemos muitos fora as discursões e os atritos mas toda relação a divergências, o importante é estar ligado no seu foco e não deixar que nada o atrapalhe, estabeleça metas e as cumpra isso tornará você um grande profissional, 1° período vai deixar saudade mais ainda temos mais 8 pra poder mata-la.

    ResponderExcluir
  40. 1 As disciplina Comunicação e Expressão e Inglês Instrumental são importantes para a graduação do engenheiro civil sim, porque a cada dia o mercado de trabalho vem com mais exigência, de profissionais, com a facilidade de se comunicar e se expressar de forma segura. O profissional que leva a língua inglesa a serio terá sempre uma vantagem a mais, pois terá facilidade. O Auto CAD foi feito para facilitar a elaboração de projetos, a maioria de seus soft original vem em versões com língua inglesa.


    2 O uso de tecnologia como internet e de extrema importância, pois facilita a comunicação e também proporciona uma forma de interação mais rápida e em grande escala. Proporcionou também uma comunicação entre professor e aluno de forma que todos nos podíamos participar e expressar durante o período letivo.


    3 As duas disciplina nos proporcionou grande novidade e mostrou uma nova visão sobre a engenharia moderna, mostrando novos caminhos a serem percorrido por nos engenheiros do século atual .Quanto aos próximos ingressantes, confirmo que o curso e ótimo, porem exige total dedicação do aluno.


    4 Sim, os seminários temáticos me proporcional ter conhecimento de novas formas de argumentação e como nos devemos se expressar em publico.
    As apresentações de seminário e a força de vontade que cada acadêmico apresentou, aproveitem bem e preste bastante atenção, pois estas aulas podem te levar a um mundo de grandes conhecimentos.

    ResponderExcluir
  41. Comunicação e Expressão e Inglês Instrumental, tem uma importância significativa na graduação de engenheiros civis, mesmo enquanto estiver cursando, se já estiver atuando, ele precisara muito mais, por ter que se comunicar, vender seus projetos e até mesmo dar palestras e entrevistas. o inglês também será cobrado nessas horas, por a engenharia ser uma areá muito abrangente, e tendo a maioria de seus programas e língua inglesa.

    No decorrer do período, a metodologia adotada nos ajudou a aprender mais e até mesmo a utilizar meios que nós pouco utilizava, aprendendo e compartilhando por diferentes meios.

    As disciplinas para muitos erá uma grande novidade, muitos até pensavam para que essas disciplinas na engenharia civil? mas no decorrer, com os trabalhos e seminários aplicados tivemos uma grande surpresa e vimos sim, que as matérias são muito importantes para o nosso futuro.

    Nesta reta final, só o que tenho a dizer é que não devemos temer a um seminário, estude sempre e controle o nervosismo que você se sairá bem, e a cada dia melhor.

    ResponderExcluir
  42. 1º Em minha opinião, matérias como Inglês Instrumental e Comunicação e Expressão se encaixam perfeitamente na grade curricular de um Engenheiro Civil, e na formação de qualquer profissional, pois se trata de duas necessidades básicas para o mundo em quer vivemos hoje, pois a importância da comunicação é essencial, assim como a influencia do inglês é cada vez maior para a população mundial, pois tem se tornado uma língua universal, e como um Engenheiro Civil, é de suma importância que saibamos nos comunicar.


    2º Muito positivo, pois no mundo moderno o uso de tecnologias como Informática e Redes Sociais é fundamental, vimos também a dificuldades de muitos no uso de tais tecnologias, onde houve uma melhora significativa para esses alunos, e se a Matéria se trata de comunicação, esse sem dúvida se tornou o maior meio de comunicação no mundo moderno, e se temos a disponibilidade desse recurso, temos que explorar, assim como o Professor Rubenilson nos cobrou no decorres do Semestre.

    3º Sim, foi de grande valia para a minha formação como Engenheiro Civil, pois o livro “A Arte de Argumentar” foi bem significativo para o aprendizado da matéria Comunicação e Expressão, e os Seminários Temáticos abordando temas diversos, teve um grande significado para o conhecimento geral, onde puder aprender e entender sobre diversos assuntos discutidos durantes as aulas.

    4º Todo conteúdo exposto pelo Professor Rubenilson, foi de fundamental importância profissionalmente e pessoalmente, apesar de alguns atritos, que no meu ponto de vista não afetou em nada no aprendizado. E aos calouros que viram no próximo semestre, que aproveitem bem essas matérias, pois sem dúvida elas são de suma importância para o curso. Abraços a todos

    Acadêmico: Rômulo Coelho

    ResponderExcluir
  43. 1. Acredito que a comunicação com coerência e responsabilidade pode abrir as portas mais difíceis da vida profissional, assim como o inglês que poderá com certeza fazer a diferença na peneira da concorrência no mercado de trabalho.
    A disciplina de comunicação nos da ferramentas e suporte para chegarmos ao profissionalismo mais rápido, não somente para a Engenharia como para qualquer profissão,pois aprendemos não só a falar melhor, mas também a termos nova postura diante de outras pessoas.
    2. Sim. Para mim foi positivo, pois não tenho muito tempo, nem muitos recursos para realizar trabalhos e avaliações de forma tradicional, e também me foi apresentado novas formas de me comunicar com meus amigos e colegas, podendo trocar idéias e novidades.
    3. O livro foi de grande importância para o melhor entendimento da disciplina de comunicação e sua importância para a postura de um bom profissional.
    4. São tantos pontos positivos, que não m lembro de nenhum negativo, pois depois de tantos anos fora da sala de aula, voltar e encontrar um grau alto de dificuldade, só me fascina e me incentiva a seguir, ainda mais encontrando pelo meu caminho pessoas educadas e que só acrescentam na minha vida.
    Para os acadêmicos que estão iniciando, nunca se esqueçam que a educação e o respeito e uma ótima base para o bom relacionamento.
    academica: Náyra Raphaella

    ResponderExcluir
  44. Comunicaçao e Expressao e Ingles Instrumental, no meu ponto de vista tem uma importancia muito grande na area da Engenharia civil,tanto que se um cliente chegar ate voce para pedir uma informaçao vc tem saber se comunicar, para ter mais facilidades em ate mesmo para vender os seus projetos.O ingles tambem ajuda a exercer,na area da Engenharia ate mesmo pra voce ter mais facilidade para mecher com o Cad,e ate mesmo para se comunicar com pessoas da ligua estrangeira.

    As aulas sincronas foram positivas, porque veremos que no decorrer do curso iremos ter mais facilidades,e com o usa da tecnologia vemos que ha mais opçoes em apresentar trabalhos,a ter acessos ao blog.

    Quando sugeriram que iria ter as disciplinas na area de Engenharia Civil pra mim foi uma grande surpresa,mais percebi que no decorrer das aulas, com as apresentaçoes de seminarios aprendibastante e vi que la na frente,sera muito importante.

    Nesta reta final o que tenho a fazer e agradecer ao professor Rubenilson por ter nos passado um pouco do que ele exerce em sua carreira,e ver o que teremos aos proximos semestres.

    Academica: Ludiely Catariny de Oliveira

    ResponderExcluir
  45. Na minha opinião as disciplinas de comunicação e expressão, inglês instrumental, são muito importante não só para o engenheiro civil mas também para todas as profições, pelo fato de que nós como engenheiros temos que saber nos comunicar com qualquer tipo de publico.
    A metodologia das aulas foram ótimas, pelo fato de ter incentivado os acadêmicos a ter uma melhor comunicação com o uso do blog e saber se expressar com os seminários.
    Sim, pois esse seminário aumentou os meus conhecimentos sobre argumentação e tirou minhas duvidas.
    O curso tem que continuar com a metodologia das aulas, continuar com os seminários, em fim ,continuar como estar. Atualmente não tem pontos negativos, as aulas estão ótimas!!!

    ResponderExcluir
  46. Obviamente comunicação e expressão e inglês instrumental, é essencial para a formação de um engenheiro civil, pois hoje em dia temos q ter uma comunicação adequada para enfrentar o mercado de trabalho em busca sempre de melhores trabalhos, precisamos ter uma média no inglês, não só para os engenheiros e sim para todos os cursos temos que dominar as duas materias.
    A metodologia aplicada em nossa disciplina foi muito positiva pois fez uma intereçao entre os alunos e a internet é um meio de comunicação entre o mundo inteiro, e o nosso blog foi um meio de tentarmos mostra os futuros engenheiros que iremos ser.
    Formação pessoal sem duvida alguma desses trabalhos são voltados para os acadêmicos e suas dificuldades de se expressa e de poder falar em inglês e ate mesmo de se comunicar em geral.
    A aprendizagem foi o ponto mais forte em todos os sentidos, as pessoas interessadas nesse curso em qualquer outro que tenha consciência que estudar a cima de tudo e busca cada vez mais conhecimento para termos uma sociedade mais ampla de seus direitos.
    O engenheiro precisa ser versátil e ao mesmo tempo muito expressivo por isso as matérias nos favorecem muito como engenheiros civis na nova era de inovação na tecnologia par um futuro inovador.


    Manoel Guilherme de Sousa Mascarenha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...